Em Tangará, Junqueira e Reck empatados
A pesquisa realizada pelo instituto Gazeta Dados com os candidatos à prefeitura de Tangará da Serra aponta empate técnico entre o atual prefeito Fábio Junqueira (PMDB), com 26% das intenções de voto, seguido do candidato pelo PSD, Reck Junior, que foi apontado por 24% dos entrevistados.
O levantamento ouviu entre os dias 16 e 18 de setembro 400 pessoas. A pesquisa tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os candidatos são seguidos de Vander Masson (PSDB) com 18% das intenções de votos, já Sommavilla (PDT) somou 1%. Brancos e nulos somaram 4% e indecisos são 27%.
O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo número MT - 03650/2016 e tem intervalo de confiança de 95%, ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados seriam como os apresentados, dentro da margem de erro.
Os pesquisadores do Gazeta Dados percorreram 28 bairros e localidades de Tangará da Serra para ouvir os eleitores, por meio da técnica de pesquisa survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado a uma amostra de eleitores definida com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Justiça Eleitoral.
Espontânea
Na modalidade espontânea, aquela em que o eleitor não é apresentado a nenhum nome no momento de responder qual o seu candidato, Fabio e Reck aparecem numericamente empatados, com 23% da preferência do eleitorado.
Em terceiro, Masson registra 16% das citações e Sommavilla chega a 4%. No voto espontâneo 4% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo e 33% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição
O Gazeta Dados também apurou o índice de rejeição dos candidatos a prefeito.
O mais lembrado foi Fábio Junqueira, com 18%, seguido por Sommavilla com 14%, Reck foi rejeitado por 8% dos entrevistados e Vander Masson citado por 5% dos ouvidos. Brancos e nulos somaram 8% e os que não quiseram ou não souberam responder 47%.