top of page

Campanha de Prevenção e Conscientização contra Pesca Predatória é realizada em Barra dos Bugres


Pesca Ilegal

O período da Piracema nas bacias hidrográficas de Mato Grosso (Paraguai, Amazônica e Araguaia-Tocantins) foi antecipado para outubro em 2016 e passa a valer no dia primeiro do mês. Segundo a Secretaria estadual de Meio Ambiente essa medida foi tomada atendendo a notificação feita pelo Ministério Público pedindo a ampliação do período de defeso.

Em Barra do Bugres este ano a piracema conta com o apoio mais intensivo do Fórum através dos Juízes da 1ª, 2ª e 3ª vara da comarca do município Drª. Melissa de Lima Araújo, Drº. João Filho de Almeida Portela e Drº. Sílvio Mendonça Ribeiro Filho.

A primeira reunião da campanha de prevenção e conscientização contra a pesca predatória aconteceu no fórum de Barra do Bugres e contou com presença de autoridades, convidados de Barra do Bugres e cidades vizinhas e a imprensa local, onde o juiz Drº Sílvio Mendonça Ribeiro Filho explanou suas idéias e intenções com a realização dessa campanha.

Segundo ele a reunião visa à conscientização e a prevenção aos danos ambientais e todos devem ficar atentos por que a partir de 01 de outubro já não será permitido a pesca de nenhuma espécie, neste mês começa o período que os peixes já estão reproduzindo. Foram realizadas várias pesquisas que comprovaram que os peixes já estão cheios de ovos e até o dia 31 de janeiro quem for pego pescando terá que responder na justiça por seus atos.

“Pescar muito bom, pescar é saudável, pescar integra família, é um lazer maravilhoso, agora, é necessário ter consciência dos limites, nem pensar em realizar pesca predatória até por que é um crime e terá suas punições” Ressaltou o Drº. Sílvio Mendonça

O comandante da Polícia Militar Ambiental Sargento Sinésio deixa claro que haverá a fiscalização constante e conta com o apoio da comunidade através de denúncias.

“Estamos sempre empenhados nos trabalhos prestados a comunidade e estaremos mais ainda durante a piracema, contamos mais uma vez com o apoio de toda comunidade para coibir os crimes ambientais no município e região, denuncie.” Ressaltou ele.

Para denunciar qualquer natureza de crime ambiental basta ligar no telefone 3361 1029, não é necessário se identificar, o telefone está disponível 24 horas.


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
bottom of page